Exótico (Exotic)

Reconhecido pela Fifé em: 1960

Peso: 3,5 a 7 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: dócil, ativo, amoroso e sociável com outros animais. Esta raça é indicada para casas de famílias grandes, já que eles não gostam de ficar sozinhos. Porém, são mais introspectivos com desconhecidos.

Criadores: Gatil BR* Etnia GT - Gatil BR* Igo Dias - Gatil BR* Lord GaneshGatil BR* Vales Do Zagro

Persa (Persian)

País de Origem: Irã (antiga região da Pérsia)

Reconhecido pela Fifé em: 1949

Peso: 3,5 a 7 kg

Tamanho do Pelo: Longo

Características: caseiro, dócil e calmo. O Persa é uma das raças mais antigas do mundo. Costumam ser sedentários e não gostam muito de escalar ou pular de grandes alturas. São muito caseiros e não sabem como sobreviver na rua, portanto atenção para mantê-lo seguro dentro de casa. Amorosos com os familiares, esses animais tendem a ser mais arredios com desconhecidos.

Criadores: Gatil BR* Bolognani's​ - Gatil BR* Deity BastetGatil BR* Etnia GTGatil BR* Feijó Dreams - Gatil BR* GarfielcatsGatil BR* FortunaGatil BR* Igo DiasGatil BR* Libélula Azul - Gatil BR* Lord Ganesh - Gatil BR* Meu Ron RonGatil BR* Mundo EncantadoGatil BR* PetitGatôGatil BR* RaizerGatil BR* Vales Do Zagro

Ragdoll

Reconhecido pela Fifé em: 1991

Peso: 4,5 a 10 kg

Tamanho do Pelo: Médio

Características: extremamente dócil e calmo. Os Ragdolls são muito apegados aos donos e não gostam de ficar sozinhos. É um gato gigante com pelo extremamente liso e denso e, obrigatoriamente, olhos azuis. Essa raça tem alta tolerância ao frio, porém baixa ao calor, e se adapta bem a vida em apartamento e com crianças.

Sagrado da Birmânia (Sacred Birman)

País de Origem: França

Reconhecido pela Fifé em: 1949

Tamanho do Pelo: Longo

Características: gentil e tranquilo. Esta raça é indicada para casas movimentadas, já que eles não gostam de ficar sozinhos em casa, podendo inclusive desenvolver depressão caso fiquem sozinhos durante um longo período. É extremamente dócil, amoroso e sociável com crianças. O Sagrado da Birmânia gosta de ficar no colo da família, mas é arredio com estranhos.

Van Turco (Turkish Van)

País de Origem: Turquia

Reconhecido pela Fifé em: 1960

Tamanho do Pelo: Médio a Longo

Características: forte, curioso e ativo. Esta raça é muito ágil e pode passar longas horas do dia brincando. É muito comum encontra-los em cima de móveis bem altos. O Van Turco tem uma característica peculiar e é conhecido como “Gato Nadador”, pois possui adoração pela água. Eles também são muito afetuosos com a família, mas independentes. Não gostam de ficar no colo e nem de muitos abraços.