Veja todas as raças reconhecidas

pela Federação Internacional de Felinos.

A fife reconhece 48 raças, sendo que 4 deles ainda estão sobre status de preliminares. Elas são divididas em 4 categorias

1. Raças de pelo longo

2. Raças de pelo semi-longo

3. Raças de pelo curto

4. Raças orientais e sem pelo

Entenda também alguns dos códigos Easy Mind System (EMS)

O Easy Mind System (EMS) é um sistema usado para identificar gatos por códigos.

Bengal

Reconhecido pela Fifé em: 1999

Peso: 5,5 a 9 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: curioso, inteligente e ativo. Esta raça gosta de brincar, caçar e descobrir novos lugares pela casa. São amorosos, gostam de ficar perto da família e se dão bem com crianças. Mas, também são independentes e não gostam de ficar no colo. As fêmeas costumam ser mais temperamentais, entretanto, no geral, são sociáveis com outros animais e estranhos. Outra característica interessante da raça é que alguns deles possuem certa atração por água.

Criadores: Gatil BR* Lumiau​ - Gatil BR* SuperTigrinus

Burmilla

País de Origem: Reino Unido

Reconhecido pela Fifé em: 1995

Peso: 4 a 8 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: inteligente, carinhoso e brincalhão. O Burmilla é um gato muito dócil e que adora ficar entre os membros da companhia da família. Além disso, são muito sociáveis com crianças e, se acostumados desde filhote, também se dão bem com outros animais. Esta raça ainda é muito inteligente e precisa de algumas horas de brincadeiras por dia.

British Shorthair

País de Origem: Inglaterra

Reconhecido pela Fifé em: 1981

Peso: 6 a 9 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: dócil, independente e silencioso. Esta raça é ideal para quem vive em apartamento, já que eles quase não fazem barulho e não necessitam de muito espaço para se exercitar. O Pelo Curto Inglês é independente e gosta de ter seu espaço, mas é muito amoroso com os donos, seguindo seus passos pela casa. Eles também são considerados um pouco preguiçosos e gostam de passar boa parte do dia descansando.

Burmês (Burmese)

Reconhecido pela Fifé em: 1960

Peso: 3 a 6 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: ativo e amoroso. Esta raça é ideal para companhia, principalmente de crianças. São muito carinhosos e brincalhões. O Burmês, após o momento de diversão, é tranquilo, muito inteligente e não faz barulho.

Chartreux

País de Origem: França

Reconhecido pela Fifé em: 1977

Peso: 3,5 a 7 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: independente, reservado e dócil com o dono. Essa raça possui características muito particulares quanto ao comportamento. Eles costumam eleger uma pessoa da casa como dono e são mais fiéis a este, mas não gostam de colo. Os Chartreux possuem momentos de diversão, mas, na maioria do tempo, preferem passar longas horas descansando. Eles são muito reservados com desconhecidos e costumam se esconder, por isto, é bom socializa-lo desde filhote. Obrigatoriamente possui a cor azul.

Cymric

Reconhecido pela Fifé em: 2006

Peso: 3,5 a 5,5 kg

Tamanho do Pelo: Médio

Características: Dócil e sociável. O Cymric convive pacificamente com crianças, com outros animais de estimação – desde que acostumados desde filhotes – e também não estranham pessoas desconhecidas. Esta raça é muito amorosa e faz questão de companhia, ou seja, não é indicado para famílias que precisam deixa-lo sozinho por longos períodos.

​Europeu

País de Origem: Suécia

Reconhecido pela Fifé em: 1981

Peso: 5 a 8 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: ativo e brincalhão. O Europeu é um gato divertido com extinto caçador. O melhor ambiente para esta raça é uma casa com quintal, onde ele possa explorar e passear. Cuidado com janelas em apartamentos. É carinhoso com os donos, mas muito independente, gosta de seu espaço e privacidade. Convivem bem com crianças, mas não gostam de ficar em colo.

Kurilean Bobtail

País de Origem: Ilhas Curilas / Rússia

Reconhecido pela Fifé em: 2004

Peso: 3,5 a 7 kg

Tamanho do Pelo: Médio (Kurilian Bobtail Longhair), Curto (Kurilian Bobtail Shorthair)

Características: amoroso, companheiro e sociável. Esta raça é ideal para quem busca companhia fiel. Eles adoram ficar no colo dos donos e não devem ser deixados sozinhos por longos períodos. O Kurilian Bobtail se dá muito bem com crianças (mais velhas) e idosos. Tem um bom temperamento e costuma ser muito tranquilo, porém também prefere ambientes maiores e um quintal para desvendar.

Korat

País de Origem: Tailândia

Reconhecido pela Fifé em: 1980

Peso: 2,5 a 4,5 kg

Tamanho do Pelo: Médio

Características: ágil e brincalhão. O Korat possui características peculiares. Adora brincar com os membros da família e é muito amoroso com o dono. Porém, não gosta de agitação e nem de lugares barulhentos. Também não é muito sociável com outros animais e desconhecidos. Esta raça costumar miar um pouco mais do que as outras.

Manx

País de Origem: Irlanda

Reconhecido pela Fifé em: 1949
Peso: 7 a 13 kg
Tamanho do Pelo: Curto
Características: inteligente, sociável e amoroso. Uma das características mais fortes deste animal é a ausência de cauda total ou parcial. Alguns possuem, porém em tamanhos bem menores do que as outras raças. Esta aparência se dá através da mutação de um gene. O Manx é muito dócil e adora ficar na companhia dos familiares. Além disso, se dá muito bem com crianças, já que possui bastante energia e gosta de brincar. A raça tem bastante habilidade na caça de ratos, mas não costuma pular de grandes alturas.

Mau Egípcio (Egyptian Mau)

País de Origem: Egito

Reconhecido pela Fifé em: 1992
Peso: 3 a 4,5 kg
Tamanho do Pelo: Curto
Características: amoroso e calmo. O Mau Egípcio é uma raça rara e bem antiga. Eles são muito apegados aos donos, não gostam de ficar sozinhos e precisam de atenção. Não são muito sociáveis com desconhecidos e nem com animais estranhos. Também não é um animal muito ativo e é considerado um pouco preguiçoso.

Ocicat

Reconhecido pela Fifé em: 1992

Peso: 2 a 6,5 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: sociável com desconhecidos, ativo e amoroso. Esta raça possui alto nível de energia e precisa de atividades ao longo do dia. Alguns Ocicat também gostam de água, portanto, atenção com piscinas e baldes descobertos. Por terem parentesco com o siamês, são gatos que costumam miar bastante.

Selkirk Rex

Statos de Preliminar

Peso: 2 a 6,5 kg

Singapura

País de Origem: Cingapura

Reconhecido pela Fifé em: 2014
Peso: 2 a 3 kg
Tamanho do Pelo: Curto
Características: amoroso, calmo e ativo. O Singapura adora ficar na companhia dos donos e sempre está em busca de carinho. Eles são muito brincalhões e sensíveis, costumam confortar os familiares. Apesar disso, também possuem personalidade forte e, se não bem educados, podem se tornar desobedientes.

Snowshoe

Reconhecido pela Fifé em: 2004

Peso: 3 a 6 kg

Tamanho do Pelo: Curto a Médio

Características: dócil, calmo e amoroso. O Snowshoes tem características físicas muito marcantes: um par de botas brancas e um V invertido na face. É um animal muito tranquilo e que ama ficar na companhia da família. Ele não aceita ficar muitas horas sozinho, por isso é indicado para casas movimentadas. Também se adapta facilmente a ambientes menores e apartamentos.

Sokoke

País de Origem: Quênia

Reconhecido pela Fifé em: 1994

Peso: 3 a 5 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: dócil, independente e territorialista. O Sokoke é muito companheiro e amoroso. Vive tranquilamente em uma casa movimentada, porém elege somente um dono. É independente, gosta de seu espaço é territorialista. Pode socializar com outros animais, mas estabelece uma hierarquia.