Abissínio

País de Origem: Egito

Peso: 4 a 7,5 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: ativo, independente e dócil. O Abissínio tem uma personalidade forte, gosta de privacidade e é muito amoroso com os donos. Este animal possui bastante energia e pode passar horas brincando. É indicado para casas movimentadas, já que não gostam de ficar sozinhos por longos períodos.

Balinês (Balinese)

Reconhecido pela Fifé em: 1983

Tamanho do Pelo: Longo

Características: ativo e sociável. O Balinês pode passar horas brincando e adora bolinhas. É comum vê-lo escalando e correndo pela casa. Outro atrativo é sua capacidade de socializar. Eles se dão muito bem com desconhecidos e com crianças, porém não gostam de ser apertados e incomodados.

Cornish Rex

País de Origem: Reino Unido

Reconhecido pela Fifé em: 1968
Peso: 2,5 a 4,5 kg

Criadores: Gatil BR* Segata RexGatil BR* Vales Do Zagro

Devon Rex

País de Origem: Reino Unido

Reconhecido pela Fifé em: 1968

Peso: 2,5 a 4 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: ativo, amoroso e sociável com outros animais e desconhecidos. Esta raça tem um nível de energia médio e precisa de atividades de entretenimento ao longo do dia. Além disso, por ter pelagem fina, esses animais são muito sensíveis a temperaturas extremas.

Don Sphynx

Reconhecido pela Fifé em: 2011

Peso: 3,5 a 7 kg

Tamanho do Pelo: ausência de pelagem

Características: inteligente e amoroso. O Donskoy é muito sociável e gosta de estar sempre rodeado de membros da família. É indicado para casas mais movimentadas. Devido a ausência de pelo, ele precisa ser criado dentro de casa, pois tem alta sensibilidade a temperaturas extremas.

German Rex

País de Origem: Alemanha

Reconhecido pela Fifé em: 1982

Peso: 2,7 a 3,6 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: Ativo e paciente. O German Rex é muito afetuoso com seu dono e amigável com outros gatos, porém estabelece um nível de hierarquia. Ele adora saltar de grandes alturas, se pendurar em objetos e correr pela casa. É uma das raças mais ativas de gato. Sua característica mais marcante é o pelo frisado.

Bobtail Japonês (Japanese Bobtail)

País de Origem: Japão

Reconhecidos pela Fifé em: 1989

Peso: 3 a 4,5 kg

Tamanho do Pelo: Curto ou Longo

Características: ativo, amoroso e muito inteligente. Os Bobtail japoneses gostam de caçar insetos ou objetos perdidos pela casa. São sociáveis com crianças e com outros animais e costumam miar bastante. Uma das características físicas mais fortes da raça é o rabo curto, que surgiu através de uma mutação genética.

Oriental Pelo Longo (Oriental Longhair)

País de Origem: Inglaterra

Reconhecido pela Fifé em: 1985

Tamanho do Pelo: Longo

Características: brincalhão, afetuoso e calmo. O gato Oriental é ideal para quem busca uma companhia para brincar e interagir. Eles também costumam miar bastante para chamar atenção, por isto, não é muito indicado para quem vive em apartamento. São muito fiéis a seus donos, gostam de colo e não aceitam ficar longos períodos sozinhos.

Oriental Pelo Curto (Oriental Shorthair)

País de Origem: Egito

Reconhecido pela Fifé em: 1959

Tamanho do Pelo: Curto

Características: amoroso e calmo. É muito apegado a família, mas costuma eleger uma pessoa como dono. Se adaptam muito bem a rotina da casa e são muito higiênicos. Os Orientais de pelo curto possuem bastante energia e estão sempre pulando pela casa.

Criadores: Gatil BR* By YankoGatil BR* Vales Do Zagro

Peterbald

Reconhecido pela Fifé em: 2012

Tamanho do Pelo: ausência de pelo

Características: amoroso e sociável. O Peterbald adora a presença da família e prefere casas movimentadas. Também é curioso e pode passar longas horas do dia brincando. Devido a ausência de pelo, precisam ser aquecidos no inverno e não podem pegar sol sem a devida proteção.

Russian Blue

Peso: 3,5 a 6 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: amoroso e calmo. O Russian Blue é um ótimo gato de companhia para uma família que não possui tanto tempo para se dedicar ao animal de estimação. Ele é muito amoroso com os donos e está sempre por perto, mas gosta de privacidade e de espaço. Também não é muito sociável com desconhecidos e outros animais.

Siamês

País de Origem: Tailândia

Peso: 2,5 a 5,5 kg

Tamanho do Pelo: Curto

Características: fiel, inteligente e muito amoroso. O siamês é uma das raças mais populares no Brasil. É um animal muito ágil, inteligente e que precisa se estímulos físicos e mentais ao longo do dia. Porém, também gostam de passar longas horas descansando ao lado do dono. Uma das características mais fortes da raça é o barulho. Os siameses miam para chamar atenção e conseguir o que querem.

Criadores: Gatil BR* By YankoGatil BR* Vales Do Zagro

Somali

Reconhecido pela Fifé em: 1981

Tamanho do Pelo: Longo

Características: ativo, curioso e dócil. O Somali vai escalar os móveis da sua casa e passar longas horas brincando. É um felino muito amoroso com os familiares e sociável com desconhecidos, mas não gosta de ficar sozinho por muitas horas.

Sphynx

País de Origem: Canadá

Reconhecido pela Fifé em: 2002

Tamanho do Pelo: ausência de pelo

Características: esperto e amoroso. Este felino é muito dócil e brincalhão com os membros da família, porém é arredio com desconhecidos. É calmo e feliz, passeando sempre com o rabo para cima. Esta raça também possui bastante energia e não dispensa uma horinha para brincadeiras.

Criadores Gatil BR* Lilium's Gold

Thai

País de Origem: Tailândia

Stato de Preliminar

Tamanho do Pelo: Curto

Características: dócil, independente e territorialista. O Sokoke é muito companheiro e amoroso. Vive tranquilamente em uma casa movimentada, porém elege somente um dono. É independente, gosta de seu espaço é territorialista. Pode socializar com outros animais, mas estabelece uma hierarquia.